sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Modificações no Planejamento de Curso

Prezados, fiz algumas alterações no Planejamento de Curso visando maior aproveitamento de conteúdo (download aqui: http://www.megaupload.com/?d=07SQ63RH )

Para a aula que vem (16 de Fevereiro)

  1. Rememorar os passos da aula anterior;
  2. Terminar a leitura do trecho da Metafísica de Aristóteles;
  3. Ler o Prefácio do livro Metafísica de uma página de Peter van Inwagen.
  4. Procurar diferenciar as explicações causais das ciências da explicações causais da filosofia e aprofundar esta questão mostrando a oposição entre fragmentação e holismo;
  5. Verificar, conforme posto nos slides, que o central do texto de Savater está na parte 2 (ter cuidado com a parte 3, pois ela não é tão essencial). Ver slides da aula 1.
  6. Por que o conceito de SER é o limite que impede que as perguntas causais progridam ao infinito (ad infinitum), como vimos na aula 1? Voltar a isso.
  7. Tanto a filosofia quanto a ciência estudam o real, mas como cada uma o faz?
  8. Verificar se os objetivos de aula foram realmente cumpridos ou se resta dúvidas após conclusão da aula 1 (A. Diferenciar filosofia de ciência e defini-las minimamente; B. Apontar o papel ou função da filosofia como metafísica no mundo atual; C) Compreender a definição de Filosofia como metafísica);
  9. Fazer um questionário de revisão de toda a exposição anterior.
Você compreendeu as formulações abaixo?
"A filosofia ganha da ciência em extensão, mas perde em precisão;
a ciência ganha da filosofia em precisão e perde em extensão"
"A filosofia sem a ciência é vazia e a ciência sem a filosofia é cega"
 
  Por favor, deixe seu comentário crítico à aula 1 de filosofia e ética nesta seção do blog. Seria muito produtivo saber acerca da repercussão da aula, das impressões de vocês, das dificuldades iniciais, das sugestões, das lacunas da aula, da metodologia, das dúvidas etc.. Para garantir a privacidade, os comentários podem ser postados anonimamente. Tanto os desfavoráveis quanto os favoráveis. Procure argumentar tentando fundamentar seu ponto-de-vista. Isso me faz aprender também. Obrigado! Prof. Frederico