terça-feira, 25 de agosto de 2009

NIETZSCHE


TEXTOS:

REIS, ALEXANDRE. Filosofia e Ética. Coleção Faculdade Pitágoras. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2008. http://ul.to/0c44tdjy

Livros para serem pegos na biblioteca ou baixados nos links abaixo:

NIETZSCHE. A Gaia Ciência.

  • (A Gaia Ciência - em alemão: Die fröhliche Wissenschaft - é o último trabalho da fase positiva de Nietzsche, aparentando-se a "Aurora" e a "Humano, Demasiado Humano" pelo estilo leve, ameno e florido em que é composto. Essa é uma das obras mais lidas do autor. Fora publicado a 1882, sendo-lhe acrescida pelo próprio autor, cinco anos depois, um novo capítulo, escrito à mesma época de "Para Além do Bem e do Mal", com ele compartilhando o estilo austero e crítico.).
 
NIETZSCHE. Além do Bem e do Mal.
          http://ul.to/eup587cx
  • (Além, publicado em 1886, nasceu de reflexões e anotações de Nietzsche, durante a composição de Assim Falou Zaratustra, e inicia uma nova fase literário-filosófica do autor, a sua fase de negação e destruição). do Bem e do Mal
NIETZSCHE. A Genealogia da Moral.
         http://ul.to/g036es15

  • (Genealogia da Moral, uma polêmica - no original em alemão: Zur Genealogie der Moral: Eine Streitschrift - é o nome de uma obra publicada em 1887, que complementa e clarifica uma obra anterior, Para Além do Bem e do Mal).

REALE, G.; ANTISIERI, D. História da Filosofia. Vol. 6.
De Nietzsche à Escola de Frankfurt [Volume 6]. http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-da-Filosofia-Volume-6-Giovanni-Reale-Dario-Antiseri.pdf
Download: http://www.megaupload.com/?d=2S56FEQJ

_____________________________________________

MATERIAL ADICIONAL PARA APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS E CONFECÇÃO DA APRESENTAÇÃO:

TEXTO - Livro comentário à filosofia de Nietzsche:
Scarlett Marton - Nietzsche Das Forcas Cosmicas Aos Valores Humanos


TEXTO - BIOGRAFIA de Nietzsche

__________________________________________

A SEGUIR, VÍDEOS dos maiores especialistas em Nietzsche no Brasil:


DVD (2 em 1)
Schopenhauer. Crítico de Kant: Maria Lucia Cacciola expõe a leitura do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) sobre o idealismo transcendental de Immanuel Kant (1724-1804). O ponto central dessa interpretação está na questão da razão e da vontade. Schopenhauer, ao dar a primazia à vontade, faz objeções à razão prática kantiana e à moral racional fundamentada num sentimento. O fio condutor de sua crítica fixa-se na predominância, no pensamento de Kant, do abstrato sobre o intuitivo.
Nietzsche. O Filósofo da Suspeita: Com a frase “Deus está morto”, Friedrich Nietzsche (1844-1900) resumiu 20 séculos da História Ocidental. Contra o dualismo metafísico – que opõe a existência de outro mundo a esse em que nos achamos aqui e agora – e cuja falência acarretou a sensação de que “nada tem sentido”. O pensamento de Nietzsche coloca em cheque nossa maneira habitual de pensar, sentir e agir, nossa forma costumeira de estar no mundo. Ao anunciar a morte de Deus, ele torna possível repensar as relações entre homem e mundo.
Scarlett Marton é professora de filosofia da USP.
(Especialista em Nietzsche)

Aula da professora Scarlett Marton
https://www.youtube.com/watch?v=NVMjJWekoIk

___________________________________________

VÍDEO DIDÁTICO - Nietzsche (Viviane Mosé)
https://www.youtube.com/watch?v=Xfq2MUDzlys


O filósofo alemão Nietzsche viveu de 1844 a 1900. Mesmo assim foi capaz de antecipar algumas questões que marcaram a vida e o pensamento dos séculos XX e XXI. Hoje, Nietzsche ainda desperta um grande interesse, tanto no meio acadêmico como fora dele. Mas por que as idéias deste filósofo continuam tão atuais? Para responder esta questão, a filósofa Viviane Mose apresenta alguns dos principais temas da filosofia de Nietzsche e nos mostram os aspectos da vida e da obra deste filósofo que são fundamentais para entendermos o fascínio que ele exerce na atualidade.
Tamanho: 319
Idioma do Audio: Português
Legendas: Sem Legenda
Qualidade do Vídeo: TVRip
Ano de Lançamento: 2008
Tempo de Duração: 43 min
Resolução: 528x384
Formato de Tela: Tela Cheia(4x3)


ÁUDIO - Nietzsche e a política da linguagem (Viviane Mosé)

Nietzsche e a política da linguagem (Viviane Mosé)
https://www.youtube.com/watch?v=wszgKT2zS-c






VÍDEO DIDÁTICO - A alegria e o trágico em Nietzsche (Roberto Machado)
https://www.youtube.com/watch?v=-1Z13Akx4Pk
Como relacionar a alegria e o trágico? A relação entre esses dois elementos é pensada pelo filósofo Roberto Machado a partir da filosofia trágica de Nietzsche. A afirmação da vida era uma questão muito cara ao filósofo alemão. Para que a vida fosse afirmada, seria preciso combater o pessimismo causado pelo niilismo, particularmente, o niilismo passivo. O programa apresenta os outros tipos de niilismo e também a resposta encontrada por Nietzsche à passividade e ao pessimismo.
Tamanho: 329 Mb
Idioma do Audio: Português
Legendas: Sem Legenda
Qualidade do Vídeo: TVRip
Ano de Lançamento: 2008
Tempo de Duração: 42 min
Resolução: 528x384
Formato de Tela: Tela Cheia(4x3)



ÁUDIO - O impacto de Nietzsche no século XX - Oswaldo Giacoia
https://www.youtube.com/watch?v=H-osDVnX3w0
O impacto de Nietzsche no século XX “O que Nietzsche faz é mostrar para o homem moderno que Deus está morto, e que todos nós somos os seus assassinos”.
Oswaldo Giacóia aprofunda a visão de mundo do filósofo alemão niilista Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), que revolucionou o pensamento moderno como crítico profundo do cristianismo e da metafísica ocidentais. Aborda uma grande discussão na pesquisa da obra de Nietzsche: até que ponto o seu pensamento pode ser apresentado como uma espécie de legitimação filosófica, por antecipação, de um regime político totalitário como o caso do fascismo e do nazismo?
Oswaldo Giacóia Junior: professor de Ética e História da Filosofia Contemporânea do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.
O impacto de Nietzsche no século XX - Oswaldo Giacoia https://www.youtube.com/watch?v=H-osDVnX3w0

ÁUDIO - Nietzsche - Há tantas auroras que não brilham ainda - Oswaldo Giacoia
Neste programa, o professor Oswaldo Giacóia Jr., curador desse módulo Filosofia e Sabedoria, apresenta um recorte sobre o pensamento de Nietzsche a partir do livro Aurora – pensamentos sobre os preconceitos morais.Usando a epígrafe dessa obra como referência inicial, ele expõe o esforço de Nietzsche para mostrar aos seus contemporâneos a importância de refletir sobre o conceito de auto-supressão moral.
Oswaldo Giacóia Jr: doutor em filosofia pela Universidade Livre de Berlim e professor de ética e história da filosofia contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas.


ÁUDIO - Nietzsche - Há tantas auroras que não brilham ainda - Oswaldo Giacoia
http://www.megaupload.com/?d=KPNH1C65

Nietzsche - Ainda há tantas Auroras. Oswaldo Giacoia Jr.
https://www.youtube.com/watch?v=vcTt2bOYitw


ÁUDIO - Filosofia - a aposta na coragem - Oswaldo Giacoia Jr- Café Filosófico - CPFL (Campinas) - 11-07-08.rar
https://www.youtube.com/watch?v=BBsz7DwjFH8


ÁUDIO - Filosofia, Vivência e Experiencia - a vida e a Experiência do Pensar em Nietzsche
https://www.youtube.com/watch?v=j3Xyuk8OngI

Oswaldo Giacoia Jr - Filosofia, Vivência e Experiencia - a vida e a Experiência do Pensar em Nietzsche



ÁUDIO - Arte no pensamento de Nietzsche - Oswaldo Giacoia Jr 
http://www.megaupload.com/?d=78NSM6LJ



VÍDEO-AULA. Marcelo da Luz 3º Ciclo do Programa de Aceleração da Erudição - PAE
https://www.youtube.com/watch?v=MGQxtTZkRag&index=6&list=PLZO6pufJj7HGTEOFx4_fjGORNEvaysG0F

Nenhum comentário: