quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aula de 16 de Fevereiro

Prezados alunos,

Senti muitas dificuldades por parte de alguns alunos hoje em acompanhar o ritmo de uma aula expositiva teórica, como é o caso da Filosofia. Gostei muito da nossa aula 1. Achei bem positiva e vocês estavam muito concentrados.

Ficamos hoje apenas nos tópicos 1, 4 e 7 e o 6 (ligeiramente) do plano de aula que tracei para o dia 16 (ver post anterior neste blog, tópicos 1 a 9). Preciso ainda cumprir os outros tópicos e ler o restante dos trechos iniciados na aula 1.  Fiz questão de voltar a muitos pontos básicos da matéria também para favorecer os novatos.

Hoje fiquei contente em saber de um aluno que pesquisou na internet, por conta própria, o conceito de metafísica e achou lá a descrição cartesiana da disciplina: A metafísica é a raiz do conhecimento e os galhos (ramificações) sustentados por esta raiz com vigoroso caule são as disciplinas científicas particulares. Éssa imagem é pertinente ao conteúdo da aula 1.
Sugiro que estudem fazendo resumos e fichamentos do material disponibilizado (os slides de power point ajudam bastante), conversem com os colegas que estão dominando bem o conteúdo para trocar ídéias (experiência frutífera para ambos os lados), perguntem-me sempre que necessário sobre qualque tópico da matéria. Nenhuma dúvida pode passar desapercebida. Este blog pode ser um canal para vocês colocarem a mim perguntas anonimamente, caso queiram. Responderei a todas na medida do possível, sem qualquer preocupação em identificar o autor das questões.

O mais importante é que a aula seja significativa para vocês, que faça sentido. Do contrário, não vejo relevância nos nossos estudos.

Definir os termos, procurar em dicionários ou na internet os conceitos (definições filosóficas), nomes de autores, correntes de pensamento etc desconhecidos. Buscar fontes de pesquisas, enfim, buscar este conhecimento que falta. Isso é importante para você desenvolver a habilidade de estudo autônomo, significativo e participante. Esse é o ambiente propriamente acadêmico e a postura própria do 3o grau.

Bons estudos a todos e me perdoem pelas digressões de hoje, pois tive que me esforçar bastante por causa da otite.

Att.,
Frederico Rocha

2 comentários:

Unknown disse...

Professor a aula com certeza está sendo significativa para nós, ao menos para mim está. Com toda certeza estou aprendendo conceitos novos e importantes para minha formação como psicólogo. Acho que quando debatemos esses temas propostos por você em sala de aula, abre-se um leque de informações novas, infinitamente relevantes. Continue com o ótimo trabalho ^^

humanidades disse...

Gracias, Márcio !
Então, avante !

Abs.,
Frederico